Muitos não compreendem que o o homem é tripartico, ou seja possui Espírito, Alma e Corpo. Este blog tem como objetivo esclarecer as pessoas a este respeito e explicar a função de cada um, do Espírito, da Alma e do Corpo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

VOCÊ SABE A DIFERENÇA?









Espírito, alma e corpo parte 1

. É importante compreendermos como o ser humano é formado e conhecermos sua estrutura.
. Nós somos tripartidos, todos somos formados por espírito, alma e corpo. O espírito é diferente, da alma que por sua vez é diferente do corpo. (diferentes do Espírito Santo e do Ruah (espírito ou folego de vida).
. O Espírito Santo de Deus permaneceu com a humanidade mesmo depois do pecado de Adão, e só deixou o homem definitivamente depois que os anjos tiveram filhos com as filhas dos homens em Gênesis 6:3 “Então, disse o Senhor: “O meu Espírito (Santo) não agira para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos”. Quando o homem perdeu a ação perpétua do Espírito Santo, ele perdeu também a vida eterna e teve seus dias limitados a 120 anos, e passou a viver a morte por causa do domínio do pecado, Efésios 2: 1 “Ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”; depois disso outro espírito passou a administrar a natureza humana, versículos 2 e 3 “nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza, filhos da ira, como também os demais”. Mesmo no Velho Testamento o Espírito só agia sobre àqueles que Deus queria, nós vemos no Novo Testamento a restituição do Espírito Santo e da vida eterna, se vencermos o pecado. O Senhor o soprou novamente o Espírito sobre seus apóstolos João 20:22 “E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes : Recebei o Espírito Santo”. Desta forma o homem que é de Deus é guiado pelo Espírito Santo Romanos 8:14 e 15 “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados , mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos Aba, Pai”. Além do espírito que opera nos filhos da desobediência, (o qual rege a vida de todos os desobedientes a Deus) ainda éramos possuídos por um ou mais espíritos que nos escravizavam ao seu bel prazer, conduzindo-nos a essa desobediência, andando de acordo com o espírito que exerce poder sobre todos os outros, o espírito da operação do erro. Assim como Deus Pai tem o Espírito Santo, Shatan (Satanás) também tem um espírito, o da desobediência. E, assim como Shatan (Satanás) logo depois do pecado colocou no homem os seus espíritos maus, Deus depois que o homem passa a ter fé n`Ele, o liberta desses espíritos trocando-os por um novo espírito, para ajudar na nova formação espiritual do homem. Leia Ezequiel 36:26 e 27.


Veja o gráfico para que você tenha uma idéia da tripartição do homem antes de Deus lhe trocar o espírito velho (da parte de Shatan(Satanás)) e lhe dar um espírito novo de sua parte, desta forma tira o homem da administração do espírito da operação do erro; e o coloca a administração do Espírito Santo.





. Todo ser humano é composto por alma e corpo, desde o ventre materno, o espírito só surge depois que a criança vai alcançando a consciência.
. Este espírito do qual estamos falando, não tem nada a ver com espírito ou fôlego de vida o “Ruah” e sim com a personalidade paralela à alma, que nos serve de segunda opinião, é ele que nos dá capacidade de conversar consigo mesmos, falar sozinhos.
. A alma é nosso corpo imaterial; o espírito passa a habitar na alma depois da consciência, mais específicamente no entendimento (na mente) e o corpo é apenas um veículo por meio do qual mantemos a vida já existente (alma) aqui na Terra.
. Alma necessita de conselhos, de opiniões do seu próprio ser, é que o chamamos de introspecção, que muitas vezes se torna dúvida ou duplo ânimo, este conselho ele pede justamente ao espírito que nela habita, ele é o seu mentor, agora imagine se ele for um espírito maligno!
. Em Gênesis 2: 7, está escrito que: “Deus, soprou nas narinas do homem (que havia formado do barro) o fôlego de vida (o Ruah), e o homem tornou-se alma vivente”.
. O que se entende é que, sem a alma o corpo está morto, mas será que morto o corpo a alma também morre? Não! A alma não morre.
- A alma é imortal, no que diz respeito a danos causados pelo Diabo, natureza e pelo homem, pois estes só tem o poder de matar o corpo, só Deus tem o poder de punir e matar a alma! Leia Mateus 10:28 “ Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que tem o poder de fazer perecer (destruir) no inferno tanto a alma quanto o corpo”.
. Satanás, os demônios e os homens só podem trazer sofrimento à alma enquanto esta, está encarnada, depois disso, cabe ao Senhor decidir o seu destino, refrigério ou o tormento da mesma. Satanás e os demônios só conseguem destruir o corpo, não a alma, mas eles investem muito na corrupção da mesma.
. Enquanto a alma ainda está no corpo, eles fazem de tudo para encaminhá-la já condenada a Deus, que é o responsável por seu destino.
. A alma é a vida do corpo, é o piloto desta maquina de carne e ossos; sem a alma o corpo é inanimado, não passa de um monte de carne. Hoje existem maquinas que mantêm o corpo vivo, no caso de morte cerebral, mas a alma, já não está ali.
. Isso deixa claro que a vida só está no corpo, enquanto a alma ali está, e a alma só permanece no corpo, se o mesmo não for abatido (morto). Obs : “Sabemos que Deus é poderoso para trazer a alma de volta ao corpo e ressuscitá-lo”.
. Depois da morte física, imediatamente vem o juízo (julgamento) Hebreus 9:27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo , depois disso o juízo (julgamento)”. Este juízo determina o destino da alma; leia a história do Rico e do mendigo Lázaro, narrada em Lucas 16:19-31. “Morreu Lazaro e foi levado para junto de Abraão pelos anjos, (sem o corpo). O Rico, logo depois também morreu, seu corpo foi sepultado, mas foi para o inferno (sem o corpo)”. A alma, de ambos tiveram destinos distintos, devida a sua conduta na terra, assim será com todos os homens!
. Em 2Corintios 5:10 Sha’ul (Paulo) ensina “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal do Messias, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”. Neste momento, é decidido o destino de nossas almas!
. A existência do corpo depende inteiramente da alma, mas a existência da alma não depende do corpo. O corpo é apenas um veículo por meio do qual vivemos no mundo físico; por isso depois da morte física, o corpo imaterial (a alma) já tem determinado o seu destino, por meio do que tiver feito enquanto estava no corpo físico (material) aqui na terrena. Este destino é traçado pelo espírito que habita na alma, sendo assim a vida da alma depende do espírito que ela obedeceu.
. Como você pôde observar, nos textos citados acima, a alma não permanece em hipótese alguma, aqui na terra! Morta a carne (o corpo material), a alma (o corpo imaterial) deixa esta terra em que vivemos, e passa para o mundo espiritual, seja o céu ou o inferno, para ser consolada ou atormentada. Quanto ao espírito mal que nela habitava ele a deixa caso haja a morte e retorna para Satanás para tomar a próxima geração (tanto a alma condenada, quanto absolvida por Deus).
. Este ensino descarta a idéia do purgatório que prega uma passagem pelo tormento, por pequeno espaço de tempo e depois a transferência da alma outrora atormentada para o paraíso, descarta a reencarnação que prega uma segunda vida material, ou a idéia das almas penadas. Pois o apostolo Sha’ul ensina, Hebreus 9:27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo , depois disso o juízo (julgamento)” , a alma vai para o Céu ou Inferno, não existe uma segunda chance pós morte, nem tão pouco, a chance de reencarnar, cumprindo um carma, um ciclo de vidas, para aperfeiçoar a alma que foi rebelde em outra vida, o momento para uma segunda chance e o aperfeiçoamento é agora, ainda nesta vida, depois que a carne morre, já era, sua alma já tem destino certo por meio daquilo que tiver feito na terra enquanto estava encarnada! 2Corintios 5:10 Sha’ul (Paulo) ensina “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal do Messias, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”.
. A alma é a parte imaterial, (invisível, o homem interior, desencarnado, despido ou desnudo). A carne apenas nos torna visíveis e garante a nossa permanência aqui na terra, ela é apenas uma embalagem, um revestimento, um templo (tabernáculo) onde cumprimos um tempo para alcançarmos o aperfeiçoamento. Yeshua declara em Matitiyahu (Mateus) 6:25 b “...Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que a vestimenta”.
. Sha’ul (Paulo) diz: 2 Corintios 5:2-4 “E, por isso, neste tabernáculo (corpo), gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia formos encontrados vestidos (vivos fisicamente, no corpo, encarnados) e não nus (mortos fisicamente, sem o corpo, desencarnados)”. Pois, na verdade, nós que estamos neste tabernáculo (corpo) gememos angustiados, não por querermos ser despidos (morrer, abandonar este corpo; ser desencarnados), mas revestidos, para que o mortal (corpo material) seja absolvido pela vida (a transformação da matéria, a imortalidade).”
. A alma é o lugar da personalidade, ou seja você é por fora aquilo que é por dentro, sua expressão física, expõe, demonstra, como é seu homem interior (sua alma).
. A alma que cresce neste mundo, sua personalidade, seu caráter, seus desejos, projetos, suas ambições, são todas formadas por um espírito que desde a gestação a acompanha e depois de formar sua consciência por meio do ambiente que a cerca, ele passa a habitar e tomar conta de sua vida. Este espírito, forma o seu entendimento, hábitos, costumes, trejeitos, opções, temperamento, gostos e etc. . Este espírito é aquele com quem você se comunica quando reflete a cerca de alguma coisa; sabe quando você se pega falando consigo mesmo, na verdade o que está acontecendo é um diálogo entre alma e espírito, daí, você decide fazer algo que está tirando a sua paz (isso acontece quando obedece este espírito), então sente aquela agonia no coração (a sua alma fica aflita, pressente que tem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Somos uma Igreja totalmente baseada, nos fundamentos apostólicos, não práticamos nada que vá além da doutrina já ensinada, pelos antigos profetas e apóstolos, a começar pelo nome do Senhor pois pregamos o nome original em hebraico Yeshua ao invés de Jesus! Não temos nenhum tipo de aliança espíritual com quem não aceita a santificação e o abandono das práticas mundanas e principalmente com aqueles que negam o Nome Yeshuah.