Muitos não compreendem que o o homem é tripartico, ou seja possui Espírito, Alma e Corpo. Este blog tem como objetivo esclarecer as pessoas a este respeito e explicar a função de cada um, do Espírito, da Alma e do Corpo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PARTE 2

algo errado), mas mesmo assim você faz, e depois vem o prejuízo e você diz sabia que não devia ter feito isso? Quem tem convenceu a fazer o que não queria foi o espírito que em você habita ou habitava. Alma necessita de conselhos, de opiniões do seu próprio ser, é o que chamamos de introspecção, que muitas vezes se torna em dúvida ou duplo ânimo. Este espírito só deixa de exercer poder sobre suas decisões, quando você se converte, no novo nascimento nós recebemos um novo espírito do Pai, e também o seu Espírito Santo para nos aperfeiçoar, nos dar uma nova vida, uma segunda chance!
. Este espírito de engano proporciona, a absorção daquilo que o ambiente (mundo) tem a oferecer desde o nascimento até a morte física, tudo isso para a corrupção da alma.
. Tudo que compõe o caráter e a personalidade da alma é sugestionado por este espírito, que usa do mundo para formar a personalidade que ele quer no individuo em que habita.
. Antes de Yeshua chegar em nossas vidas, fazíamos a vontade da carne e dos pensamentos; Efésios 2: 1-3 “Ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós andamos outrora fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais”. A alma fazia o que pensava e o que sua carne desejava, por influencia do espírito que a formou intelectualmente e que habita justamente no seu entendimento; e as obras devidas a esta obediência, deixava-a na condição de morta, no que diz respeito a vida eterna (vida com Deus), por causa dos pecados.
. Nós seguíamos o curso deste mundo, vivíamos segundo o que os demônios haviam nos ensinado e não entendíamos isso, nós achávamos que isso era viver!
. Por este motivo Yeshua disse: Lucas 9:23 “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia após dia tome a sua cruz e siga-me”. Negar-se a si mesmo, consiste justamente, em não fazer mais o que pensa e deseja, e sim aquilo que o Senhor manda! Isso é uma correção de conduta, uma disciplina. E, Ele continua versículo 24 “Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa salvá-la-á”. Perder a vida é deixar de viver como antes, na satisfação da carne e dos pensamentos contrários a vontade de Deus, ou seja, não pensar ou agir como antes agíamos sob influência daquele espírito! É entregar a nossa vida terrena, a nossa existência à administração pessoal de Deus, retirando-á de nossa administração, que estava sob controle do espírito maligno que nos acompanhava desde o ventre! Desta forma, perdemos nossas vidas (deixamos de viver segundo o curso deste mundo) por causa do Senhor Yeshua, e salvamo-nas (vivendo de acordo com a vontade de Yeshua). Nestes versículos percebe-se claramente que uma alma convertida não vive mais na morte, ou seja segundo o curso deste mundo, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos.
. Pois a expressão da vida do corpo material, está na vida do seu corpo imaterial (a alma), se a alma se converteu ao Senhor os seus hábitos, costumes, vontades, atitudes, pensamentos e ambições mudam na vida material (obras feitas por meio do corpo) as quais determinam o destino da nossa alma, lembra?
. A salvação da nossa alma está ligada à aquilo que praticamos aqui na Terra, desta forma, quem disser que está salvo e ainda faz o que outrora fazia, engana-se a si mesmo. Pois o homem será julgado por meio daquilo que tiver feito por meio do corpo, 2 Corintios 5:10 “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal do Messias, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo”. Por isso o apostolo Sha’ul (Paulo) ensina também em 1 Corintios 11:31 “Porque se nós julgássemos a nós mesmos, não seríamos condenados”.
. A palavra de Deus nos dá esta opção, porque conhecendo-á, nos conheceremos e então estaremos conscientes para decidir o que fazer e como viver!
. O próprio Rei Davi disse Salmo 19:12 “Quem pode compreender seus próprios erros? Expurga-me Tu dos que são ocultos”. O homem natural não consegue entender seus próprios erros, é verdadeiro o ditado “Tem gente que não se enxerga”. Só a palavra de Deus pode mudar a condição em que nossas almas se encontram neste mundo! Do contrário continuaremos vitimas de nossa má administração, que na verdade está sob o controle de Satanás e de seus demônios.
. Davi disse Salmos 119:98-100 “Tu pelos teus mandamentos me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os seus preceitos”. Como você pode notar pelo testemunho de Davi, a palavra te deixa alerta quanto aos inimigos, àqueles que outrora pensava, ser seus amigos, os quais estavam sempre com você, ela te faz compreender o que os intelectuais deste mundo não compreendem, e também te torna mais maduro, experiente do que aqueles que são mais velhos, pois a palavra contêm conselhos e experiências do próprio Criador, você conhece alguém mais maduro do que Deus, ou mais experiente?
. A palavra de Deus faz com que você conheça a verdade sobre os seus atos e te traz libertação, João 8:32 “ e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
. E, obedecendo a verdade, a nossa alma vai sendo purificada, 1 Kefas (Pedro) 1:22
“ Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para o amor fraternal não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro”.
Efésios 2: 1-3 “Ele (Deus) vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar (Satanás), do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós andamos outrora fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais”. A alma fazia o que pensava e o que sua carne desejava, por influencia do espírito que a formou intelectualmente, e as obras devidas a esta obediência, deixava-a na condição de morta, no que diz respeito à vida eterna por causa dos pecados.
. A alma estava morta no sentido espiritual, devido a influencia do espírito de morte, da operação do erro que a administrava.
. Isso acontece da seguinte forma:
- Um espírito já acompanha uma pessoa desde o seu nascimento e ele passa a habitar nela depois de desenvolver sua consciência, este espírito é hereditário, passa de geração, em geração de membro, para membro que venha compor a família. Lembra do texto de Êxodo 20:5 “...eis que perseguirei a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.”
. Como você acha que isso acontece? Porque muitos erros, encontrados nos filhos são os mesmo cometidos no passado por avos e pais? Modo falar, agir, trejeitos e etc? Veja que está maldição só acontece, sobre aqueles que desobedecem!
. Enquanto a pessoa ainda é criança, ou seja a alma ainda não tem consciência, este espírito, não exerce influencia ao ponto de conduzi-la ao erro de forma catastrófica, pois sua alma ainda é imatura, e está sob as restrições dos pais ou responsáveis, então este espírito conta com ajuda de outros que trabalham nas pessoas que compõem a família (as crianças maiores e os adultos), por meio do convívio com estes indivíduos, este espírito ajuda a formar o temperamento, comportamento, as ambições, os trejeitos, modo de falar, opções sexuais a educação.... daquela alma seus erros) e a verdade vos libertará (das impurezas, da contaminação que a alma foi exposta, na administração do espírito maligno que a acompanhou desde o ventre e ajudou na sua formação intelectual forjada pelo ambiente que a cerca)”.
. A palavra de Deus tem o poder de nos libertar da influência deste espírito maligno, através da separação da alma e do espírito veja o que Sha’ul (Paulo) ensina Hebreus 4:12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz (é eficiente para realizar a obra de Deus) e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes (nada pode impedir sua penetração) e penetra até à divisão da alma e do espírito (a palavra separa nossa alma, do espírito que a conduzia para o erro) e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (coração corrompido pelo erro, coração de pedra)”. Esta separação é fundamental para tomarmos uma decisão com a alma, pois a palavra que é Espírito, neste curto espaço de tempo (momento em que estamos sendo evangelizados) nos liberta da influência do espírito, que estava apegado a ela (a alma); nos dando a oportunidade de entregarmos ou não as nossas vidas a Deus.. Esta decisão traz muitas lutas, pois a alma ao ser liberta deste espírito, vai sentir falta de fazer aquilo a que estava habituada, pois sua carne esta viciada no pecado, ainda que o espírito maligno saia, o pecado permanece na carne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Somos uma Igreja totalmente baseada, nos fundamentos apostólicos, não práticamos nada que vá além da doutrina já ensinada, pelos antigos profetas e apóstolos, a começar pelo nome do Senhor pois pregamos o nome original em hebraico Yeshua ao invés de Jesus! Não temos nenhum tipo de aliança espíritual com quem não aceita a santificação e o abandono das práticas mundanas e principalmente com aqueles que negam o Nome Yeshuah.