Muitos não compreendem que o o homem é tripartico, ou seja possui Espírito, Alma e Corpo. Este blog tem como objetivo esclarecer as pessoas a este respeito e explicar a função de cada um, do Espírito, da Alma e do Corpo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PARTE 4

. Yacov (Tiago) ensina no capitulo 1:18 “ Segundo a sua vontade (Deus) nos gerou (a nossa alma) pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas".
. Quando passamos a obedecer a palavra de Deus, entramos neste novo processo de gestação espiritual, onde nossa alma renasce (gerada no mesmo corpo), para uma nova realidade, não mais do espírito, que em nós habitava e nos conduzia para erro, mas por um nove espírito que Deus nos dá, Ele mesmo diz pelo profeta, Ezequiel 36:26 e 27 “E vos darei um coração novo (coração sensível), e porei dentro de vós espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne (coração insensível) e vos darei coração de carne (sensível) E porei dentro de vós o meu Espírito (Espírito Santo) e farei que andeis nos meus estatutos (minhas regras) e guardeis os meus juízos, e os observeis”.
. Vejam, assim como o homem carnal recebe em sua alma, um espírito maligno da parte de Satanás, em sua gestação carnal; também o homem espiritual, recebe em sua alma, um espírito benigno em sua gestação Espiritual, que vai ajudá-lo a aceitar as coisas do Reino de Deus.
. Na gestação carnal, nós entramos no mundo já propícios ao pecado, pelo espírito que atua na nossa alma e nos torna apegados aos ensinos do mundo (a disciplina de Satanás).
. Na gestação Espiritual, nós ainda que vivendo no mundo por causa do corpo material (carne), não fazemos mais parte dele, pelo novo espírito que recebemos que agora atua em nossas almas e nos torna apegados aos ensinos do Reino dos Céus (a disciplina de Deus).
. Na gestação carnal da nossa alma, recebemos (quando já conscientes) um espírito imundo, que testifica com o espírito de Satanás que somos filhos dele, por isso somos feitos a sua imagem e semelhança.
. Na gestação espiritual da nossa alma, recebemos (também já conscientes, só que agora dos nossos pecados) um novo espírito (santo), que testifica com o Espírito Santo de Deus, que somos filhos dele, depois disso passamos a ter a sua imagem e semelhança.
. Veja a explicação que o apostolo Sha’ul (Paulo) I Corintios 15:45 “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; e o último Adão, em espírito vivificante. Mas não é o primeiro espiritual, senão animal (carnal); depois o espiritual. O primeiro homem da terra, é terreno; o segundo homem o Senhor, é do Céu. Assim como é o terreno, tais os terrenos; e assim como é o celestial, tais os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial".
. Todo este processo de gestação espiritual acontece durante o tempo de nossa existência terrena, no mesmo lugar que fomos gerados na carne, seremos gerados no espírito. Onde aprendemos com o antigo espírito, a ser desobedientes a Deus, aprenderemos agora, com o novo espírito a obedecê-lo. Assim como o nosso antigo espírito, tinha auxilio de Satanás por seu espírito de desobediência, para formar uma criatura oposta a Deus, agora nosso novo espírito, recebe auxilio do Espírito de obediência (o Santo) para formar uma nova criatura oposta a Satanás.

Espírito, alma e corpo 2

. Segue a baixo alguns gráficos, que expressam de maneira prática o que ocorre quando ouvimos a palavra de Deus e cremos.

. Antes da palavra de Deus chagar em nossas vidas esta era a nossa condição:

- A nossa alma estava sujeita as vontades da carne (corpo) e dos pensamentos (do espírito maligno) (Ef 2:2-3), não tinha opção por não conhecer outra vida se não aquela à que estava habituada.







Depois que a palavra de Deus chega até nós, ela separa a alma do espírito maligno. Preste bastante atenção! Ela separa não o expulsa, pois a expulsão depende de sua fé, naquilo que você ouviu e de sua disposição em obedecer.
Mesmo depois que o espírito antigo sai, a alma ainda permanece com os antigos hábitos por causa da memória da carne. Então a mesma deverá passar por um processo de purificação (1 Pedro 1:22)
. Este processo de libertação é o chamado discipulado onde a nossa permanência na palavra, liberta a nossa alma de antigos hábitos que estava sujeita por causa do antigo espírito, leia evangelho de Yohanan (João) 8:32 “Yeshua, dizia, aos judeus que haviam crido nele, se permanecerdes na minha palavra (doutrina, disciplina) verdadeiramente sereis meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Ainda que o espírito saia devemos permanecer, para purificar a nossa alma na obediência a verdade I Kefas (Pedro) 1:22 "tendo purificado a alma na obediência a verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido amai-vos ardentemente de coração uns aos outros”.
. Se por uma eventualidade, depois que o espírito imundo sai, você desista a casa vai ficar desocupada, pois o antigo espírito saiu, você estava preparando a casa para o novo espírito, então a palavra limpou, arrumou a casa, mas o morador que deveria habitar ali (o novo espírito),




você o pois para fora, você impediu sua permanência, o que resta agora, é apenas que o antigo volte, para aquilo que é seu, sua antiga casa ou seja seu corpo e alma, o maior problema é que ele não voltar sozinho,
Mateus 12:43-45 “Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz : Voltarei para a minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, (desocupada), varrida (limpa) e ornamentada (arrumada). Então vai e leva consigo sete espíritos piores do que ele, e entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Somos uma Igreja totalmente baseada, nos fundamentos apostólicos, não práticamos nada que vá além da doutrina já ensinada, pelos antigos profetas e apóstolos, a começar pelo nome do Senhor pois pregamos o nome original em hebraico Yeshua ao invés de Jesus! Não temos nenhum tipo de aliança espíritual com quem não aceita a santificação e o abandono das práticas mundanas e principalmente com aqueles que negam o Nome Yeshuah.